top of page

Reumatismo é coisa séria

A Medicina evoluiu muito nos últimos anos e, sem dúvida, a Reumatologia talvez seja uma das especiliades que mais se beneficiou com tais avanços, principalmente no tratamento dos pacientes. Com o surgimento de medicações cada vez mais eficazes, a qualidade de vida dos portadores de doenças reumatológicas tem mudado drasticamente.

 

Artrite Reumatoide

A Artrite Reumatóide (AR) é uma doença inflamatória crônica que pode afetar várias articulações. Acomete as mulheres duas vezes mais do que os homens. Inicia-se geralmente entre 30 e 40 anos e sua incidência aumenta com a idade. Os sintomas mais comuns são os da artrite (dor, edema, calor e vermelhidão) em qualquer articulação do corpo sobretudo nas mãos e punhos. O diagnóstico precoce e o início imediato do tratamento são fundamentais para o controle da atividade da doença, prevenção da incapacidade funcional e lesão articular e o retorno ao estilo de vida normal do paciente o mais rapidamente possível. O tratamento vai variar de acordo com o estágio da doença, sua atividade e gravidade, devendo ser mais agressivo quanto mais agressiva for a doença. Nos últimos anos a AR sofreu grandes avanços em sua terapêutica, mudando completamente a vida dos pacientes. Na artrite reumatóide, assim como em várias outras doenças reumáticas crônicas, o seguimento pelo médico reumatologista é imprescindível e deve ser contínuo.

Artrose

Osteoartrite é o mesmo que osteoartrose ou artrose. No conjunto das doenças agrupadas sob a designação de "reumatismos", a artrose é a mais freqüente. A artrose tem certa preferência pelas mulheres. Ela aumenta com o passar dos anos, sendo pouco comum antes dos 40 e mais freqüente após os 60. A osteoartrite (artrose) é uma doença que se caracteriza pelo desgaste da cartilagem articular e por alterações ósseas, entre elas os osteófitos, conhecidos, vulgarmente, como "bicos de papagaio". O seu tratamento consiste basicamente em alívio da dor, reabilitação funcional e proteção articular.

Lúpus Eritematoso Sistêmico

O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES ou apenas lúpus) é uma doença inflamatória crônica de origem autoimune, cujos sintomas podem variar muito de pessoa para pessoa de acordo com o órgão afetado. Alguns sintomas são gerais como a febre, emagrecimento, perda de apetite, fraqueza e desânimo. Outros, específicos de cada órgão como dor nas juntas, manchas na pele, inflamação da pleura, hipertensão e/ou problemas nos rins. O lúpus pode ocorrer em pessoas de qualquer idade, raça e sexo, porém as mulheres são muito mais acometidas. Embora a causa do LES não seja conhecida, sabe-se que fatores genéticos, hormonais e ambientais participam de seu desenvolvimento. Portanto, pessoas que nascem com susceptibilidade genética para desenvolver a doença, em algum momento, após uma interação com fatores ambientais (irradiação solar, infecções virais ou por outros micro-organismos), passam a apresentar alterações imunológicas. A principal delas é o desequilíbrio na produção de anticorpos que reagem com proteínas do próprio organismo e causam inflamação em diversos órgãos como na pele, mucosas, pleura e pulmões, articulações, rins, etc.). Dessa forma, entendemos que o tipo de sintoma que a pessoa desenvolve, depende do tipo de autoanticorpo que a pessoa tem e, que como o desenvolvimento de cada anticorpo se relaciona às características genéticas de cada pessoa, cada pessoa com lúpus tende a ter manifestações clínicas (sintomas) específicas e muito pessoais. O diagnóstico é feito pelo médico reumatologista através de um conjunto de caracterísicas clínicas e laboaratoriais. O tratamento adequado é imprescindível para o controle da atividade da doença bem como na melhoria da qualidade de vida do paciente.

A gota é uma doença inflamatória que acomete as articulações e ocorre quando a taxa de ácido úrico no sangue está em níveis acima do normal (hiperuricemia). O aumento nas taxas de ácido úrico no sangue pode ocorrer tanto pela produção excessiva quando pela eliminação deficiente da substância. A maioria dos portadores de gota são homens entre 40 e 50 anos, pricipalmente aqueles com sobrepeso ou obesos, com vida sedentária e usuários de bebidas alcoólicas. A gota é caracterizada, inicialmente, por ataques recorrentes de artrite aguda, provocados pela precipitação de cristais de ácido úrico nas articulações. Embora qualquer articulação possa ser afetada, o hálux (dedão do pé) é a articulação mais frequentemente envolvida na primeira crise. O tratamento visa diminuir a dor e inflamação nas crises agudas e a correção da hiperuricemia com o objetivo de prevenir episódios futuros e evitar lesões articulares.

Gota
Espondilite Anquilosante

A Espondilite Anquilosante é um tipo de reumatismo que causa inflamação principalmente na coluna vertebral e nas articulações sacroilíacas (articulações que ficam na região das nádegas). Manifesta-se principalmente em homes e os primeiros sintomas começam no final da adolescência ou no início da idade adulta (17 aos 35 anos de idade). A principal queixa é a dor nas costas, que frequentemente melhora com os exercícios e piora com o repouso. A dor é pior pela manhã. Geralmente essa dor está associada a uma sensação de enrijecimento na coluna (rigidez), com consequente dificuldade na mobilização. O tratamento dessas condições têm avançado bastante recentemente. Além das medicações, o tratamento fisioterápico é fundamental para a prevenção de deformidades.

Horário de funcionamento

 

Segunda a Sexta                              08:00 - 18:00
Sábado, Domingo e Feriado            Fechada

bottom of page